ASSOCIAÇÃO VIPASSANA BAHIA

No início do ano de 2016 a chama do Vipassana na Bahia brilhou mais forte, quando um grupo de alunos antigos, que já meditava semanalmente, recebeu a doação de um terreno. Por isso, em maio do mesmo ano foi fundada a Associação Vipassana Bahia, que logo em seguida realizou o primeiro curso de 3 dias no sul do estado, na direção de fortalecer o sangha. Não demorou até que o primeiro curso de 10 dias fosse organizado, na cidade de Ilhéus, oferecendo Dhamma a 100 alunos.

No ano seguinte, 2017, outros dois cursos de 10 dias foram feitos, todos com vagas completas e longa lista de espera. A cada curso oferecido a associação foi crescendo com a adesão de novos participantes com volição de participar dessa corrente de bem aventurança.

Contudo, o primeiro terreno doado não se mostrou adequado para a implantação de um centro de meditação. Então, em 21 de maio de 2017, uma nova e bela terra no coração da Mata Atlântica, localizada entre os Municípios de Itacaré e Taboquinhas, foi adquirida  pela Associação Vipassana Bahia a partir de generosos empréstimos de alunos antigos, para construir o primeiro Centro de Meditação Vipassana do Nordeste.

O terreno de 26,3 hectares está situado num corredor ecológico, cercado por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), na continuidade do Parque Estadual Serra do Conduru. Um refúgio de mata verde para ancorar o Dhamma e propiciar sua difusão na Bahia e no Brasil.

***

A associação é aberta para todos os alunos antigos que tenham volição de participar. Não existe taxa de adesão e nem contribuição mensal. Para se tornar um sócio da Associação Vipassana da Bahia basta enviar uma solicitação para o e-mail vipassana.bahia@gmail.com.